quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vida na Terra é eliminada a cada 27 milhões de anos

Vida na Terra vai extinguir-se dentro de 16 milhões de anos.
De acordo com investigadores, a vida na Terra é eliminada a cada 27 milhões de anos.

Os cientistas da Universidade do Kansas e de um instituto em Washington têm 99 por cento de certeza que ocorrem extinções a cada 27 milhões de anos.
Em 1980, os investigadores acreditavam que as extinções podem ter sido resultado de um distante gémeo obscuro do Sol, chamado Nemesis, que lançou uma chuva de cometas na direcção do nosso planeta. No entanto, actualmente essa teoria foi refutada, pois ao longo do tempo a órbita do Nemesis mudou.
A última extinção, ocorrida há 11 milhões de anos, acabou com dez por cento dos habitantes da Terra. Temos 16 milhões de anos até acontecer a próxima, apesar de ocasionalmente poder acontecer dez milhões de anos mais cedo.”

A teoria era que Nemesis atravessou a nuvem de Oort cada 27 milhões de anos e mandou uma chuva de cometas na nossa direção.
A nuvem de Oort é um vasto cinturão de poeira e gelo que se acredita estar em torno de um ano-luz do Sol e está na origem de muitos dos cometas que passam através do nosso sistema solar.
Mas agora os cientistas afirmam que a regularidade das extinções em massa, na verdade contradiz a teoria Nemesis porque a sua órbita teria mudado ao longo do tempo como ele interagiu com outras estrelas.
O evento de extinção em passado, 11 milhões de anos atrás, viu 10 por cento dos habitantes da Terra dizimado .


0 comentários:

Postar um comentário