quarta-feira, 13 de abril de 2011

Jogar Tetris, ajuda no tratamento pós-traumático


Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford descobriu que jogar Tetris pode reduzir os sintomas de ansiedade e os flashbacks causados após eventos pós-traumáticos.
Contudo, para quem acha que qualquer tipo de jogo ajuda no tratamento, os cientistas descobriram ainda que jogos de quis (perguntas) influenciaram negativamente no tratamento dos pacientes.
O estudo foi utilizado em um grupo de 60 voluntários que foram submetidos a 30 minutos de filmes e imagens bem traumáticas. Em seguida os pesquisadores dividiram o grupo em 3. 20 dos voluntários jogaram Tetris por 10 minutos; outros 20 jogaram Pub Quis e os 20 restantes não fizeram nada.
Depois de 4 horas, os submetidos ao Tetris tiveram menos flashbacks que os que jogaram Pub Quiz Machine 2000. Em ambos os experimentos, todos os 3 grupos foram capazes de relatar detalhes específicos dos filmes.
No entanto, o Dr. Emily Holmes, do Departamento de Psiquiatria da universidade de Oxford diz que o estudo mostrou ótimos resultados para quem joga Tetris dentro de um espaço de tempo de até 4 horas após eventos traumáticos.
A equipe acredita que o efeito positivo é devido à forma como a mente separa o pensamento em dois canais: um sensorial e outro conceitual. Geralmente, os dois trabalham em equilíbrio um com outro. Por exemplo: usamos um canal para ver e ouvir alguém falar, e outro para compreender o que eles estão dizendo.
No entanto, quando alguém está exposto a informações traumáticas, esses canais são colocados para funcionar de forma desigual para que a informação perceptual substitua a informação conceitual.
A pesquisa mostrou que há uma janela de seis horas pós-trauma em que é possível interferir com a forma que as memórias traumáticas são formadas. Durante este período, determinadas tarefas podem competir com os canais do cérebro que são necessários para formar a memória. Isso ocorre porque há limites para as nossas capacidades em cada canal: por exemplo, é difícil manter uma conversa ao fazer problemas de matemática.
A equipe de cientistas chegou à conclusão que o reconhecimento das formas e movimento dos blocos coloridos no Tetris concorre com as imagens de trauma no canal de informação perceptual. Conseqüentemente, as imagens do trauma - os flashbacks - são reduzidas.
Contudo, não basta distrair a mente com qualquer tipo de jogo. Games com perguntas e respostas, por exemplo, aumentam o efeito de flashback.
Os pesquisadores acreditam que isso é devido porque os jogos verbais concorrem com a lembrança do significado contextual do trauma, assim as memórias visuais do canal de percepção são reforçadas e os flashbacks aumentam.

0 comentários:

Postar um comentário